Como Fazer Perguntas Em Inglês? Parte 1 | Blog Junior Silveira

Compartilhe o conteúdo

What’s up, learners?

Aqui é o Júnior Silveira, seu professor de inglês na internet. Hoje vamos aprender como podemos fazer perguntas em inglês – Parte 1.

Como sabemos, quando queremos fazer alguma pergunta em português nós mudamos a entonação, geralmente as últimas palavras a gente fala para cima, damos uma ênfase maior nelas. Mas será que em inglês é a mesma coisa? Será que apenas enfatizar as últimas palavras dá certo?

Estou aqui para explicar como fazemos isso. A regra em inglês é um pouquinho diferente. Primeiro, precisamos saber qual é a ação da frase. Vou dar um exemplo. Temos a frase “Você vai para a escola?”, quero que você me diga qual é a ação dessa frase.

Se você respondeu “vai”, você acertou. Agora, precisamos ver qual o tempo verbal, isto é, se a frase está no presente, passado ou futuro. Nessa frase, percebemos que ela está no presente. Por fim, precisamos agora saber para quem queremos perguntar, aqui quero usar “você”.

Agora que sabemos tudo isso, vamos as regras. Prometo que será algo super fácil de entender e você vai terminar de ler este post sabendo tudo.

Quando queremos fazer uma pergunta no presente, usamos “do” ou “does”, a gente precisa colocar um deles no começo da frase, antes da pessoa. Mas quando usar um ou outro? 

Para “I”, “you”, “we” e “they” usamos “Do”.

Para “She”, “he” e “it” usamos “Does”.

Na nossa frase “Você vai para a escola”,? agora sabemos que vamos usar o “do”, então a frase fica “Do you…?”. Vamos usar a ação “vai”, que em inglês é “go”. A ação fica sempre no infinitivo, isto é, você não precisa conjugar nada. Já temos então mais um pouco da pergunta “Do you go to…?” (sempre que queremos colocar “ir para” em inglês fica “go to”) e precisamos colocar o complemento, escola em inglês é “school”. Logo, temos a nossa pergunta “Você vai para a escola? = Do you go to school?”. Viu como é facil de fazer?

Mas você deve estar me perguntando “teacher, como posso fazer a pergunta com she, he ou it?”. Fácil! Você só deve mudar o “do” para “does”, o restante da frase fica a mesma coisa. “DOES she go to school? = Ela vai para a escola?”. Não é preciso fazer mais nada.

No passado e no futuro é ainda mais fácil! Para o passado, mudamos o “do/ does” para “did”, com qualquer pessoa na frase. Se tivermos a pergunta “Você FOI para a escola?” ou “Ele FOI para a escola?”, a gente coloca apenas “DID you/ he go to school?” Pronto, temos a frase no passado. No futuro, em vez de colocarmos “did” vamos colocar “will”, ou seja, “Você/ ele irá para a escola?” fica “WILL you/ he go to school?”.

Agora, temos o que chamamos de question words e é bem fácil de saber o que são, pois elas também são chamadas de wh questions. Elas são palavras interrogativas usadas para recebermos respostas mais específicas, como who, what time, why e também how.

As “questions words” mais usadas: 

“How” – Como

“Who” – Quem

“Why” – Por que

“Where” – Onde

“When” – Quando

“What” – O que

A gente simplesmente coloca qualquer uma delas ANTES da pergunta, então a regra fica assim no presente, mas seguimos a mesma regra no passado e no futuro:

WH question + do/ does + pessoa + ação + complemento

Então se quisermos saber alguma coisa mais específica na nossa pergunta “Você vai para a escola?” como “Por que?”, nossa pergunta passa a ser “Por que você vai para a escola?” daí a gente simplesmente precisa colocar o why na frente, então temos: Why do you go to school?

Fácil, não? Conseguiu entender como fazer perguntas? Na próxima segunda vou te ensinar como fazer perguntas com o verbo to be. Garanto que você vai entender tudo bem facilmente. Se quiser tirar alguma dúvida, é só deixar nos comentários aqui embaixo, ok?

Leia também o post sobre 3 erros que cometemos ao falar inglês!

E lembre-se, see you around!

 

 CONTINUE APRENDENDO!

Saiba mais sobre o Método ACT de aprender inglês!