No nosso último post Especial Halloween, vamos falar sobre o Dia de Muertos. Esse feriado é comemorado ao redor do mundo, como no Brasil, EUA e Europa. Portanto, vou escrever aqui um breve resumo sobre essa data.
Você deve ter percebido que o nome está em espanhol, mas aqui é um blog em inglês. Contudo, você vai ver que tem tudo está relacionado com o nosso especial.
Dia de Muertos, de onde surgiu?
No México, o povo praticava rituais que celebravam a vida de seus mortos, muitos deles conservavam crânios como troféus, além de mostrá-los aos outros como uma forma de exaltar a morte e o renascimento.
Sendo assim, o costume de enfeitar a casa com símbolos de velório, como flores, velas e incensos, veio daí. Eles integraram também as caveiras nas festas, se vestem como esqueleto ou se fantasiam de morte.
A festa continua bem animada, pois eles acreditam que os mortos vêm à família e, por isso, festejam com comida, bolos, festas, músicas e doces que o falecido mais gostavam.
Dia de muertos nos países que falam inglês
Para cultivar suas raízes, as famílias estrangeiras costumam celebrar esse feriado, ensinando costumes e tradições as crianças.
Nos Estados Unidos, como há muitos mexicanos, eles passaram a festejar essa data bem parecida com o que fazem no México.
Em lugares como Texas e Arizona há até uma procissão. Ao mesmo tempo, em Boston, as pessoas trazem flores, fotos, alguns souvenirs e até mesmo comida para um cemitério para os mortos e colocam essas coisas em altares bem coloridos.
Do mesmo modo, várias pessoas vão a cemitérios e se ajoelha na frente das lápides de seus entes queridos e jogam água benta sobre elas.
Não apenas isso é parecido com o que fazem nos Estados Unidos, mas eles também deixam jantar na mesa para as almas que vagam neste dia.
E você? O que você faz durante o Dia de Muertos?
Uma boa é assistir ao filme Coco – a vida é uma festa que mostra de uma forma divertida e bonita como essas comemorações acontecem.
Leia também aqui nossos outros posts sobre a semana Especial Halloween