Albert Einstein uma vez disse esta frase: “if you can’t explain it simply you don’t understand it well enough”.

Portanto, eu faço aqui uma tradução livre para o português seria algo assim: “se vc não consegue explicar algo de forma simples, é porque vc não entendeu o assunto suficiente”.

Primeiramente, eu vou mostrar aqui para você uma técnica que eu comecei a usar quando eu era aluno de inglês, antes de me tornar professor e que eu nem sabia que a tal técnica existia de fato. 

Antes de mais nada, saiba eu usava essa técnica não só para estudar inglês, mas também para decorar textos quando eu estudava teatro esta é a chamada técnica de Feynman.

Eu não vou conseguir dar todos os detalhes dessa técnica aqui mas eu vou tentar resumi-la para que você entenda e coloque em prática ainda hoje! Let’s go!

ENSINE ALGO

Se você precisa aprender qualquer coisa de forma eficiente basta ensinar para outra pessoa o que você aprendeu ou está aprendendo.

Vamos supor que você esteja estudando o Simple Past e você estuda certinho, com uma boa frequência, faz anotações, tudo corretamente. 

Então, o próximo passo é explicar esse assunto em voz alta, você pode fingir que está conversando com outra pessoa sobre o que você aprendeu e explicar usando palavras bem simples. 

Caso seja necessário, faça mais anotações à mão, use analogias, comparações com pessoas da sua família e amigos, abuse de situações engraçadas, fotos e desenhos para explicar.

Percebeu que eu falei sobre escrever à mão?

Existem estudos publicados pela Universidade de Princeton e Universidade da Califórnia que mostram que os alunos que fizeram anotações de uma palestra à mão ao explicar o assunto aprendido, deixaram a impressão de que absorveram melhor e que aprenderam muito mais.

Ao passo que o grupo de alunos que usou laptops para as anotações fizeram de maneira mais mecânica, como se tivessem apenas transcrito as falas, mas não sintetizado as ideias. Se quiser saber mais sobre a pesquisa, clique aqui!

Portanto, podemos concluir que a técnica de Feynman pode ser usada para somar às outras técnicas que você já usa para aprender e ela é bem eficiente. E é claro que a persistência nesse processo é fundamental para o seu sucesso! 

Aqui no meu blog Junior Silveira trago curiosidades, dicas e pesquisas de inglês e estudos para te ajudar sempre!

See you around!

Junior Silveira