Em quanto tempo vou ficar fluente?

No post de hoje vim tentar esclarecer uma questão muito comentada entre alunos de idiomas: Em quanto tempo vou ficar fluente?

What’s up, learners?

Uma das perguntas mais frequentes que um professor de inglês ou de qualquer outro idioma ouve de seus alunos é: “Professor, em quanto tempo eu ficarei fluente?”

Ritmo de aprendizado

Primeiramente, temos que ter em mente que cada pessoa possui seu próprio ritmo de aprendizado. Cada pessoa tem um estilo de vida diferente, rotinas diferentes. Além disso, a capacidade cognitiva de cada pessoa é diferente. Sendo assim, a absorção do conteúdo que está sendo aprendido é diferente para cada indivíduo.

Por exemplo, um adulto que geralmente exerce várias tarefas ao mesmo tempo tem a tendência de levar mais tempo para absorver um conteúdo do que uma criança ou adolescente que na maioria das vezes, se dedica apenas aos estudos. Pois além do adulto ter a tendência de ficar mais cansado mentalmente e fisicamente do que uma criança ou adolescente, ele não tem tanto tempo disponível para os estudos.

Crianças e adultos vivem realidades diferentes com relação ao tempo

Sendo assim, podemos dizer que uma criança ou adolescente quando se propõe a aprender algo, tende a absorve aquilo mais facilmente do que um adulto. Porém isso não é uma regra, pois conforme dito anteriormente, tudo depende do ambiente em que a pessoa vive, sua rotina diária e também fatores internos como a capacidade cognitiva de cada um.

Dedicação é uma das peças principais para ficar fluente

Portanto, não há uma resposta objetiva para a questão “em quanto tempo vou ficar fluente?” em um idioma. Tudo vai depender da dedicação que a pessoa tem para atingir este objetivo, assim como o tempo de exposição, ou seja, de contato que cada indivíduo tem com o idioma a ser aprendido. Esteja certo de que quanto mais contato, mais facilmente você irá aprender. Porém, não tenha pressa, curta o processo e celebre cada etapa.

Fique ligado nas minhas redes sociais para mais dicas para te ajudar a se desenvolver na aprendizagem de um novo idioma, OK?

Leia também: Como estudar inglês de maneira eficiente?

See you around!

Junior Silveira

Compartilhe este conhecimento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Leia também

 CONTINUE APRENDENDO!

Saiba mais sobre o Método ACT de aprender inglês!