Música “Parabéns pra você” em inglês

Você sabe qual a origem da música “Parabéns pra você”?

Acertou quem respondeu que é de origem americana. Primeiramente esta canção foi composta pelas irmãs Mildred e Patricia Smith Hill em 1875. As irmãs eram professoras, sendo assim, elas decidiram compor a canção para incentivar as crianças a entrarem na escola, como se fosse uma saudação.

Desta forma, a letra original não dizia “parabéns pra você”, o título em inglês era: Good morning to all, ou seja, bom dia a todos.

Porém, em 1924 esta canção apareceu sem nenhuma autorização das irmãs em um livro editado por Robert Coleman. Ou seja, Robert pegou a melodia da música e alterou a letra. Por este motivo, as irmãs entraram na justiça para lutar pelos direitos autorais da canção e, é claro que venceram.

Portanto, se alguém quiser tocar esta canção na TV, cinema ou rádio, por exemplo, deverá pagar pelos direitos autorais. Hoje, a detentora destes direitos é a Warner e estima-se que ela lucra por ano cerca de dois milhões de dólares só com direitos autorais.

Em 1942, a rádio Tupi do Rio de Janeiro fez um concurso para ver quem faria a melhor versão em português para esta canção que resultou no famoso “Parabéns pra você” e a vencedora foi Berta Celeste Homem de Melo.

A canção “Parabéns pra você” já foi traduzida para mais de 18 idiomas e foi reconhecida pelo Guinness Book (Livro dos Records) como a canção em inglês mais conhecida mundialmente.

Inclusive, uma das performances mais conhecidas da canção foi da atriz Marilyn Monroe que em 1962 homenageou o então presidente John F. Kennedy.

Confira a letra em inglês de “Parabéns pra você”:

Happy Birthday To You

Happy Birthday To You
Happy Birthday To You
Happy Birthday dear (name)
Happy Birthday To You

Assista ao vídeo deste post:

Portanto, agora me conte aqui nos comentários se você já conhecia a versão desta canção em inglês ou em algum outro idioma.

Leia também: Como se diz “dar uma festa” em inglês?

See you around!

Compartilhe este conhecimento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Leia também

 CONTINUE APRENDENDO!

Saiba mais sobre o Método ACT de aprender inglês!