Eu gosto de cantar e tocar, principalmente músicas das minhas bandas favoritas, seja para cantar, tocar, ou relaxar. 

Além de ser super divertido, quando as músicas são em inglês, conseguimos aprender muita coisa, como vocabulário, junção de palavras, que chamamos de connected speech e afinamos os nossos ouvidos.

Músicas em inglês, como cantar direito?

De acordo com estudiosos, conseguimos ouvir o que nós falamos, por isso vou colocar aqui neste post algumas músicas que são bem fáceis de cantar e também vou te dar dicas de como praticar mais em casa.

Dica #1 

Escute a música para se divertir. Não pense neste momento em tentar entender palavra por palavra, apenas curta enquanto escuta a música. Você vai perceber que seu cérebro estará mais tranquilo para o próximo passo.

Dica #2 

Entenda o contexto. Em vez de focar nas palavras soltas, quero que você se foque no contexto das frases. Mesmo que você não entenda uma coisa ou outra, você deve focar na mensagem que a música está passando.

Dica #3

Agora chegou o momento de você focar nas palavras e notar quantas delas você já entende de primeira. Nem que seja apenas uma única palavra, já mostra que você está fazendo progresso e isso é ótimo. Quanto mais você praticar desse jeito, mais vai conseguir entender outras palavras e quando menos esperar, você vai estar entendendo a maior parte da música.

Dica #4

Hora de pegar a letra (em inglês, lyrics) para aprender novas palavras. Eu sempre sugiro que você anote todas as que forem mais interessantes para você num caderno ou até mesmo num app. Mas não pare por aí! Tente usar essas palavras novas no dia a dia para que elas façam parte do seu vocabulário e você consiga expandi-lo cada dia mais.

Dica #5

Ouça a música mais uma vez, sem ver as lyrics, para você perceber o seu progresso. Você vai ver o quanto você já está melhor e o quanto já aprendeu.

Quanto mais você seguir essas minhas dicas, mais você vai conseguir praticar.

  • Under Pressure – Queen 

Pressure pushing down on me

Pressing down on you, no man ask for

Under pressure that burns a building down

Splits a family in two

Puts people on streets

  • Yellow – Coldplay

Outro clássico também. Quem nunca cantou esta música? O vocabulário é bem fácil e a música é uma balada, ou seja, o ritmo é bem devagar, o que deixa tudo ainda mais fácil!

Look at the stars

Look how they shine for you

And everything you do

Yeah they were all yellow

  • Hey Jude – Beatles

Provavelmente você já ouviu falar dos Beatles, certo? Esta é uma das músicas mais famosas da banda e, de quebra, você ainda consegue ouvir o sotaque britânico.

Hey Jude, don’t make it bad

Take a sad song and make it better

Remember to let her into your heart

Then you can start to make it better

  • Perfect – Simple Plan

Eu gosto tanto dessa banda e dessa música, que gravei no meu canal. Você já viu? Só clicar aqui!.

‘Cause we lost it all

Nothin’ lasts forever

I’m sorry I can’t be perfect

Now it’s just too late

And we can’t go back

I’m sorry I can’t be perfect

  • With or without you – U2

Outra que o teacher aqui fez cover. O mais legal é que logo no primeiro refrão a gente já aprende várias palavras novas. De uma das maiores bandas da atualidade.

See the stone set in your eyes

See the thorn twist in your side

I’ll wait for you

Sleight of hand and twist of fate

On a bed of nails she makes me wait

And I wait, without you

Leia mais: Premiações para treinar o inglês – American Music Awards