Você já precisou falar ao telefone em Inglês?
Hoje em dia, muitas empresas precisam que seus funcionários saibam falar Inglês não só para se comunicar em viagens de negócios ou quando algum funcionário de outro país vem visitar a companhia, mas também para que seus funcionários falem ao telefone e resolvam situações a longa distância. Ou seja, saber Inglês é de extrema importância em diversas situações.
Portanto, hoje vou te ensinar frases e palavras muito importantes para usar no telefone para que você saiba conduzir este tipo de situação que pode ocorrer no seu dia-a-dia no trabalho. Confira agora!
Primeiramente, ao iniciar uma conversa ao telefone cumprimente e identifique-se desta forma:
Por exemplo: Hello, this is ________(seu nome) speaking. – Olá, aqui é o/a __________ (seu nome) falando.
Se a outra pessoa do outro lado da linha ainda não se identificou, pergunte à ela:
Who am I speaking to? – Com quem eu estou falando?
Agora para pedir para falar com a pessoa que você ligou, diga:
Por exemplo: May I speak to _________(nome da pessoa que você deseja falar)? – Posso falar com o/a ___________ (nome da pessoa que você deseja falar)?
ATENÇÃO: Nunca tente responder uma pergunta que você não tenha entendido. Você pode cometer uma gafe. Não tenha medo de pedir para a pessoa repetir. Sendo assim, peça para repetir desta forma:
Por exemplo: Can you repeat (that*) again, please? – Você pode repetir (isso) de novo, por favor?
*O uso do that é opcional. Você também pode dizer só: Can you repeat, please? – Você pode repetir, por favor?
Para quem trabalha como recepcionista bilíngue essa é bem útil:
Por exemplo: How may I assist you? – Como posso te ajudar?
Ou ainda com o mesmo sentido, diga:
How may I help you?
How can I help you?
Para pedir para a pessoa aguardar na linha, diga:
Por exemplo: Hold the line, please.– Espere/aguarde na linha, por favor.
Ou:
Just a moment, please. – Só um momento, por favor.
Ao retornar, agradeça pela pessoa ter esperado, dizendo:
Por exemplo: Thank you for holding. – Obrigado por aguardar.
Para dizer que a pessoa não está no local e perguntar se a outra quer deixar algum recado para ela, diga:
___________ (nome da pessoa que não está) is not in. Can I take a message? – _____________ (nome da pessoa que não está) não está. Posso anotar uma mensagem/um recado?
Vale lembrar que o mais importante é procurar entender o contexto geral do que está sendo dito, ou seja, não procure entender palavra por palavra.
Assista ao vídeo deste post para checar a pronúncia das frases ensinadas hoje e também para realizar duas tarefas junto comigo no vídeo, combinado?
Leia também: Certificado – Minha opinião.
See you around!