Hoje quero que você leia algumas coisas que vou postar aqui para te incentivar. Faltam apenas alguns dias para começarmos um novo ano e sabemos dos desafios que teremos, quer seja economia do país quer seja na nossa própria vida. “The Happiness Advantage: Linking Positive Brains to Performance” foi uma palestra (também existe o livro que eu recomendo) que assisti e me fez refletir na forma que eu enxergo a minha vida.
“The Happiness Advantage: Linking Positive Brains to Performance”
O Doutor Shawn Achor fez sua pesquisa conversando com alunos da prestigiada Harvard University para entender o porquê depois de algum tempo, em vez de estarem felizes com o privilégio que é estudar numa das melhores universidades do mundo, esses alunos se encontravam estressados e tristes.
O que ele descobriu nessas conversas o levou a pesquisar mais a fundo sobre como a felicidade (happiness) afeta o nosso dia a dia. Ele viu que o segredo do sucesso está relacionado ao seu nível de otimismo, apoio de outros e da sua habilidade de ver o estresse como um desafio em vez de ameaça.
O que ele decidiu fazer, depois de trabalhar com escolas e empresas em mais de 45 países, foi mudar a equação. Ele diz assim: “se eu trabalhar muito, eu terei mais sucesso. E quando eu ter mais sucesso só então eu serei mais feliz”.
O que o Dr. Achor percebeu é que nunca temos uma meta para termos a felicidade, isto é, já que nunca vamos nos contentar com aquilo que temos, sempre teremos que ser mais bem sucedidos para sermos mais felizes, então o sucesso que eu tenho agora nunca será o suficiente para eu ser feliz agora.
Stop and smell the roses!
Antes de mais nada, quando eu ouvi isso, foi como ver a luz no fim do túnel. Pensei: “Se você não alcançar tal coisa, você nunca será feliz. Mas quando alcançar este objetivo, ele já será obsoleto e você vai querer algo a mais e sua felicidade estará nesse a mais, não naquilo que você já conquistou.”
Contudo, o que quero dizer é que não é errado você ter novas metas, querer se tornar a melhor versão de você mesmo, o ruim é quando nunca paramos para perceber o quanto já temos. Há um ditado em inglês que diz: Stop and smell the roses! É do tipo, pare e analise o quanto você já conquistou! Isso é motivo de termos felicidade, de celebrar!
O Dr. Achor, em seu estudo, diz que você for feliz agora, seu nível de energia para conquistar novas coisas aumenta, sua motivação aumenta, você fica mais disposto para fazer novas coisas e o resultado é diferente. Além disso, quando o nosso cérebro está no positivo, funcionamos 31% melhor do que quando nos focamos no negativo.
Keys for happiness – dicas para a felicidade
Se você seguir estas 5 dicas que vou te dar agora, baseado naquilo que o Dr. Achor diz, acredito que seu 2019 poderá ser muito diferente!
- Seja grato por 3 coisas todos os dias.
- Tenha um diário para escrever as coisas que você já conquistou.
- Faça exercícios!
- Faça meditação.
- Atos espontâneos de bondade.
Então, vamos começar nosso 2019 com uma atitude diferente?
Vou deixar aqui o link para que você também possa assistir a essa palestra e também treinar seu inglês. Além disso, leia também meu post sobre metas.