Hoje quero que você leia algumas coisas que vou postar aqui para te incentivar. Faltam apenas alguns dias para começarmos um novo ano e sabemos dos desafios que teremos, quer seja economia do país quer seja na nossa própria vida. “The Happiness Advantage: Linking Positive Brains to Performance” foi  uma palestra (também existe o livro que eu recomendo) que assisti e me fez refletir na forma que eu enxergo a minha vida.

 “The Happiness Advantage: Linking Positive Brains to Performance”

O Doutor Shawn Achor fez sua pesquisa conversando com alunos da prestigiada Harvard University para entender o porquê depois de algum tempo, em vez de estarem felizes com o privilégio que é estudar numa das melhores universidades do mundo, esses alunos se encontravam estressados e tristes.

O que ele descobriu nessas conversas o levou a pesquisar mais a fundo sobre como a felicidade (happiness) afeta o nosso dia a dia. Ele viu que o segredo do sucesso está relacionado ao seu nível de otimismo, apoio de outros e da sua habilidade de ver o estresse como um desafio em vez de ameaça.

O que ele decidiu fazer, depois de trabalhar com escolas e empresas em mais de 45 países, foi mudar a equação. Ele diz assim: “se eu trabalhar muito, eu terei mais sucesso. E quando eu ter mais sucesso só então eu serei mais feliz”.

the-happiness-advantage

O que o Dr. Achor percebeu é que nunca temos uma meta para termos a felicidade, isto é, já que nunca vamos nos contentar com aquilo que temos, sempre teremos que ser mais bem sucedidos para sermos mais felizes, então o sucesso que eu tenho agora nunca será o suficiente para eu ser feliz agora.

Stop and smell the roses!

Antes de mais nada, quando eu ouvi isso, foi como ver a luz no fim do túnel. Pensei: “Se você não alcançar tal coisa, você nunca será feliz. Mas quando alcançar este objetivo, ele já será obsoleto e você vai querer algo a mais e sua felicidade estará nesse a mais, não naquilo que você já conquistou.”

Contudo, o que quero dizer é que não é errado você ter novas metas, querer se tornar a melhor versão de você mesmo, o ruim é quando nunca paramos para perceber o quanto já temos. Há um ditado em inglês que diz: Stop and smell the roses! É do tipo, pare e analise o quanto você já conquistou! Isso é motivo de termos felicidade, de celebrar!

O Dr. Achor, em seu estudo, diz que você for feliz agora, seu nível de energia para conquistar novas coisas aumenta, sua motivação aumenta, você fica mais disposto para fazer novas coisas e o resultado é diferente. Além disso, quando o nosso cérebro está no positivo, funcionamos 31% melhor do que quando nos focamos no negativo.

Keys for happiness – dicas para a felicidade

Se você seguir estas 5 dicas que vou te dar agora, baseado naquilo que o Dr. Achor diz, acredito que seu 2019 poderá ser muito diferente!

  1. Seja grato por 3 coisas todos os dias.
  2. Tenha um diário para escrever as coisas que você já conquistou.
  3. Faça exercícios!
  4. Faça meditação.
  5. Atos espontâneos de bondade.

Então, vamos começar nosso 2019 com uma atitude diferente?

Vou deixar aqui o link para que você também possa assistir a essa palestra e também treinar seu inglês. Além disso, leia também meu post sobre metas.