O To Be é um verbo que possui duas traduções no português: ser ou estar.

Primeiramente, quando o conjugamos no presente simples ele pode aparecer de três formas. Portanto: am, are ou is, ou seja, a forma do presente simples deste verbo.

Agora vamos ver quais destas formas utilizamos com cada pronome. Sendo assim, podemos utilizá-los de forma extensa ou contraída, o que muda um pouco a pronúncia, mas o sentido permanece o mesmo. Portanto, vou colocar as duas formas aqui para você compará-las:

I am – I’m
You are – You’re
He is – He’s
She is – She’s
It is – It’s
We are – We’re
They are – They’re

Quer saber como fazer para saber se o To Be quer dizer ser ou estar na frase? É bem simples. Basta analisar o todo da frase, ou seja, seu contexto. Por exemplo:

I am Junior. – Eu sou o Junior.

Sabemos que neste caso é o verbo ser, pois não faz sentido dizer: Eu estou Junior. Portanto, é o contexto que irá nos guiar para saber como traduzir a frase para o português.

Outro exemplo:

I am fine. – Eu estou bem.

Neste caso, sabemos que é o verbo “estar” também pelo contexto geral da frase.

Também podemos dizer:

You are my friend. – Você é meu amigo.
You are there. – Você está lá.
He is a doctor. – Ele é um médico.
He is in São Paulo. – Ele está em São Paulo.

To Be na forma interrogativa

Para formar perguntas ou interrogativas, basta inverter a posição do verbo To Be com o sujeito. Ou seja, o verbo vem antes do sujeito. Por exemplo:

Am I OK? – Eu estou bem?
Are you here? – Você está aqui?
Is she my friend? Ela é minha amiga?
Is it OK if I talk to you? – Tudo bem se eu falar com você?
How are you? – Como vai você?
How old are you? – Quantos anos você tem?

Perceba que neste último exemplo onde perguntamos a idade, usamos o To Be. No português dizemos que “temos” tantos anos, diferente do inglês que dizemos que “somos” tantos anos de idade. Tanto que a resposta desta pergunta também é com o mesmo verbo. Veja:

I’m twenty years old. – Eu tenho vinte anos.

É claro que no português traduzimos como: Eu tenho vinte anos, mas ao pé da letra, a tradução seria: Eu sou 20 anos de idade.

Forma negativa

Para finalizar, vamos aprender a montar frases negativas. Para isso, basta você manter a forma da frase como se fosse uma afirmativa e incluir o not depois do verbo. Por exemplo:

I’m not traveling. – Eu não estou viajando.
You aren’t my student. – Você não é meu aluno.
He isn’t here. – Ele não está aqui.
She isn’t my girlfriend. – Ela não é minha namorada.

Perceba que em todos os exemplos acima eu contraí o verbo com o not. É muito comum usar a forma contraída, mais até do que a extensa. O único que não contraímos com o not é o verbo am.  Neste caso, o contraímos com o pronome I.

Portanto, agora é sua vez de criar frases para mim. Deixe aqui nos comentários uma frase na afirmativa, uma negativa e uma interrogativa para que eu possa verificar se você realmente aprendeu o conteúdo do post de hoje.

See you around!

Assista ao vídeo deste post aqui.

Leia também: Passado: Você já está utilizando o Simple Past direito?