Antes de mais nada, quero saber: você gosta de chá? Já ouviu falar em chá das cinco? Por isso, estou aqui para te contar um pouco de como começou este termo, que é conhecido como Afternoon Tea.
Afternoon Tea – de onde surgiu?
Primeiramente, você deve saber que tudo aconteceu porque alguém estava com fome. Era o começo dos anos 1840 na Inglaterra e a sétima duquesa de Bedford, Anna Maria Russel, sentia muita fome durante a tarde, então ela resolveu fazer algo para enganar a fome durante a tarde.
Portanto, ela passou a tomar uma xícara de chá, com leite e açúcar, e comer alguns pães e bolos por volta das cinco da tarde. Ela queria algo leve antes do jantar. Essa ideia deu tão certo que muita pessoas começaram a imitá-la.
Então, anos depois, a moda pegou. Tea break acabou virando febre entre a nobreza da época e todos começaram com essa mania. A propósito, foi a rainha Victoria que fez com que este costume ficasse ainda mais conhecido, o que chamavam de tea receptions.
Como era um momento de confraternização também, eles sempre estavam bem vestidos e aproveitavam para conversar sobre as pessoas da sociedade, negócios e, claro, política. Essas receptions podiam ter até duzentos convidados, entre às quatro até às sete da noite.
Como é hoje em dia?
Atualmente, este hábito é muito comum na Inglaterra. As pessoas ainda comem mini sanduíches, os famosos scones com geleia, doces e bolos. Normalmente, as pessoas aproveitam esse momento para celebrar uma ocasião especial, como aniversários, chá de bebê ou cozinha com amigos.
Ainda é servido em pratos e xícaras bem específicas, com diferentes comidas e as pessoas podem escolher o seu chá favorito.
E você? Já conhecia este termo? Deixe aqui nos comentários o que você acha desta tradição.
Aproveite também para ler mais um outro post aqui.