um-costume-ingles-o-famoso-afternoon-tea

Um costume bem inglês – o famoso chá das cinco (afternoon tea)

Antes de mais nada, quero saber: você gosta de chá? Já ouviu falar em chá das cinco? Por isso, estou aqui para te contar um pouco de como começou este termo, que é conhecido como Afternoon Tea.

Afternoon Tea – de onde surgiu?

Primeiramente, você deve saber que tudo aconteceu porque alguém estava com fome. Era o começo dos anos 1840 na Inglaterra e a sétima duquesa de Bedford, Anna Maria Russel, sentia muita fome durante a tarde, então ela resolveu fazer algo para enganar a fome durante a tarde.

Portanto, ela passou a tomar uma xícara de chá, com leite e açúcar, e comer alguns pães e bolos por volta das cinco da tarde. Ela queria algo leve antes do jantar. Essa ideia deu tão certo que muita pessoas começaram a imitá-la.

Entãum-costume-ingles-o-famoso-afternoon-teao, anos depois, a moda pegou. Tea break acabou virando febre entre a nobreza da época e todos começaram com essa mania. A propósito, foi a rainha Victoria que fez com que este costume ficasse ainda mais conhecido, o que chamavam de tea receptions.

Como era um momento de confraternização também, eles sempre estavam bem vestidos e aproveitavam para conversar sobre as pessoas da sociedade, negócios e, claro, política. Essas receptions podiam ter até duzentos convidados, entre às quatro até às sete da noite.

Como é hoje em dia?

Atualmente, este hábito é muito comum na Inglaterra. As pessoas ainda comem mini sanduíches, os famosos scones com geleia, doces e bolos.  Normalmente, as pessoas aproveitam esse momento para celebrar uma ocasião especial, como aniversários, chá de bebê ou cozinha com amigos.

Ainda é servido em pratos e xícaras bem específicas, com diferentes comidas e as pessoas podem escolher o seu chá favorito.

E você? Já conhecia este termo? Deixe aqui nos comentários o que você acha desta tradição.

Aproveite também para ler mais um outro post aqui.

Compartilhe este conhecimento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Leia também

 CONTINUE APRENDENDO!

Saiba mais sobre o Método ACT de aprender inglês!