Você já se perguntou como pode “afinar” o seu ouvido ao assistir séries e filmes em inglês?

No momento em que começamos a aprender inglês, acabamos nos acostumando a ouvir algumas coisas com determinado sotaque em inglês e a somente entender mais facilmente aquela forma de falar.

No entanto, precisamos sair da zona de conforto e buscarmos novas formas de “afinar” os nossos ouvidos. Por isso, quero colocar aqui uma lista de filmes e/ou séries que vão te ajudar a melhorar o seu listening.

Filmes

Forrest Gump

Primeiramente, um clássico dos anos 1990. O ator Tom Hanks dá vida a Forrest Gump, um contador de histórias que decide dividir tudo o que viveu, as histórias mais maravilhosas e inimagináveis possíveis, para todos aqueles que decidem se sentar ao seu lado.

Como afinar seu ouvido: o personagem Forrest tem um sotaque carregado (chamado de drawl), típico do sul dos EUA. Com toda a certeza, você vai progredir bastante ao praticar com esse filme.

No country for old men

Baseado no livro de mesmo nome, temos as performances impecáveis não só de Tommy Lee Jones e Josh Brolin (o Thanos do mundo Marvel), como também do ator Javier Bardem, que ganhou o Oscar por sua atuação.

O mais próximo que posso contar a história sem dar nenhum spoiler é dizer apenas: um jogo de gato e rato. No entanto, se você não gosta de filmes violentos, talvez essa não seja a melhor opção para você.

Como afinar seu ouvido: ambientado no Texas, você poderá melhorar o seu listening ao ouvir o jeito mais arrastado de se falar do sul americano.

Walk the Line (mais conhecido como Johnny & June)

Conta a história da ascensão de uma das lendas do country americano, Johnny Cash. Em meio a sua vida tumultuosa, ele encontra June Carter, também uma cantora famosa, e juntos eles viajam pelos EUA em turnê.

Como afinar seu ouvido: assim como ouvir clássicos do country americano, ver Reese Witherspoon cantando, você ainda vê o rei do rock, Elvis Presley, cantando durante o filme!

Séries

Vikings

Para os fãs de Game of Thrones, a série pode ser uma boa escolha. Ela foca em Ragnar Lothbrok sua família, como ele foi de fazendeiro a um dos mais notórios Vikings da história. Além dele, seus filhos também têm importante participação ao longo da série.

Como afinar seu ouvido: apesar do idioma da série ser inglês, para mostrar ao público a diferença do inglês britânico para aquele falado pelos Vikings (mesmo que isso não esteja correto), o sotaque é diferente de tudo o que você já ouviu.

Downton Abbey

Segue a família aristocrática inglesa The Crawley, mostrando é a vida da alta sociedade inglesa bem como mostrar as notícias da décadas de 1910 em diante. O primeiro episódio se passa em 1912 e mostra um acontecimento que marcou aquele ano.

Como afinar seu ouvido: já imaginou ouvir aquele sotaque britânico falado pela Rainha? São pouquíssimas as pessoas no mundo que usam essa forma de falar (conhecida como Received Pronunciation) no mundo. Então, que melhor maneira de treinar seu listening?

The Crown

Semelhantemente a série anterior, outra que mostra a alta sociedade inglesa, dessa vez contando a vida da Rainha Elizabeth II, de seu casamento com o Príncipe Albert em 1947 até os dias atuais.

Ainda temos figuras históricas durante a série, como Winston Churchill, a Princesa Margaret, entre outros. Além disso, vemos também como a Família Real reagiu ao homem chegando a lua, o relacionamento do Príncipe Charles e Lady Diana, escândalos envolvendo pessoas próximas a coroa.

Como afinar seu ouvido: como citado acima, você vai ter contato com o inglês da Rainha. Somando-se a isso, são duas as atrizes que já interpretaram a Rainha Elizabeth II durante a série: Clay Foy nas duas primeiras temporadas, e Olivia Colman da terceira temporada em diante.

Você já assistiu a alguns dos filmes e séries citados acima? Qual deles assistiu com o áudio original?

Não basta só assistir com o áudio original, você precisa também se desafiar mais. Segue minha dica:

Assista aos filmes e séries indicados sem legendas e com o áudio em inglês! 

Deixe nos comentários como você se sentiu! E não se esqueça de ler também esse post para treinar ainda mais!