Mas quanto tempo demora para eu aprender inglês? Esta é a pergunta que mais ouço as pessoas me fazerem.

Por isso, hoje vamos analisar alguns pontos para que eu possa, de uma vez por todas, tirar essa e outras dúvidas com relação ao aprendizado de um novo idioma, neste caso, o inglês.

Afinal, quanto tempo leva para aprender inglês?

Bem, a melhor resposta para esta pergunta é: Depende, mas calma que vou explicar melhor o porquê dessa minha resposta.

Para que você quer aprender um novo idioma?

Por um lado, se você é do tipo de pessoa que quer aprender o inglês do cotidiano, em outras palavras: para viajar, fazer compras, ir a restaurantes, evidentemente você levará um tempo menor do que uma pessoa que quer aprender o idioma por questões profissionais, por exemplo.

Primeiro a pessoa precisa aprender o Inglês base, aquele do cotidiano, para depois se aprofundar nas expressões, termos técnicos e vocabulário de uma área específica.

Como é sua rotina de estudos?

Primeiramente, quanto tempo disponível você tem para se dedicar aos estudos?

Desta forma, essas questões devem ser levadas em consideração também, pois elas são fatores determinantes para definir o tempo que você levará para atingir seu objetivo.

Não se compare com os outros!

É importante levar em consideração que cada pessoa têm sua rotina e seu ritmo. Nunca se compare com os outros. Cada um vive uma realidade diferente. Cada pessoa têm seus horários, seus afazeres, sua própria forma de absorver o conteúdo e esses fatores influenciam diretamente no seu aprendizado.

Não esqueça disso: não se compare com os outros, pois muitas pessoas se desmotivam a fazer qualquer mudança em sua vida por se compararem aos outros.

Pare e pense em formular uma metodologia de estudos para você. Cada pessoa aprende de uma forma, tem pessoas que são mais visuais, outras preferem escrever, outras preferem só ouvir. Observe e veja qual ou quais formas mais se adaptam a sua personalidade e a partir daí, trace uma meta para atingir este objetivo também.

Não pense que a única forma de aprender um novo idioma é viajando para o país onde este é falado. Isso é muito relativo, pois você pode ir para um país e ficar em uma região onde moram muitos brasileiros e, por questão de afinidade, ter mais contato com eles do que com os nativos daquele país, o que dificulta o contato com o novo idioma.

Mas é possível sim aprender Inglês ou qualquer outro idioma no Brasil. Basta você ter vontade e se organizar dentro de sua rotina. É muito melhor você chegar em um país novo já com uma base do idioma do que chegar sem saber nada. Por exemplo, imagina chegar em um país onde você não consegue nem pedir uma água?

Além disso, a medida que você vai tendo esta base no Brasil, ao chegar no destino, você só vai procurar se aperfeiçoar naquele idioma e não terá grandes dificuldades em se comunicar.

Você é o único responsável por alcançar seus objetivos!

Lembre-se que você é o único que pode mudar sua realidade, mas o primeiro passo depende única e exclusivamente de você. Procure não ouvir pessoas que te deixam para baixo com palavras negativas.

Portanto, acredite nos seus sonhos e siga em frente. Pois essa é a melhor forma de você mostrar para todos que você pode chegar onde quiser.

Assista ao vídeo sobre este post e confira mais alguns exemplos que menciono sobre este assunto aqui.

Veja também o post Como Fazer Perguntas em Inglês?

See you around!