Tá pensando em desistir de estudar? Tá cansado? Esta semana você recebeu muitas dicas de vocabulário, gramática, músicas, etc. Mas agora pode se perguntar: o que fazer com tudo isso? Como eu posso praticar sozinho?

Por isso estou aqui para te ajudar. Estudar sozinho não é uma tarefa fácil e isso exige disciplina. Neste post eu vou dar algumas dicas que funcionaram comigo. Elas são SMART.

SMART é um acrônimo (quando a gente junta a primeira letra de várias palavras diferentes e forma uma nova palavra) do mundo dos negócios. E eu uso essa palavra não apenas para os meus estudos, mas também para qualquer meta que eu colocar para mim.

Não desistir, jamais!

Fica assim:

S – significa specific. Quer dizer que você deve saber o que precisa definir o que você quer alcançar. Seja ouvir uma música e entender tudo a assistir uma série sem legendas, você deve saber exatamente o que fazer.

M – significa measurable. Você deve saber como medir o seu objetivo. Não coloque apenas uma meta, coloque quando você vai alcançá-la. Por exemplo, se você quiser assistir um episódio de umaa série em inglês sem legendas, coloque um prazo de alguns meses para isso, mas meça seu progresso dia após dia, quanto você já aprendeu.

A – significa achievable. Não adianta colocar a meta de assistir algo com um vocabulário super desafiador se você ainda não passou pelo fácil. Você deve passar por cada degrau, ok?

R – significa relevant e também realistic. Você não pode colocar uma meta que não seja importante para você. Se você não gosta de ler, não adianta colocar que você vai ler um livro de 500 páginas! Precisa ser algo que você realmente gosta. E também não adianta também colocar que vai ler este livro em menos de um mês se você nunca leu nenhum livro. Você precisa colocar algo que faça sentido para você.

T – significa time based. Você precisa estabelecer quando você vai cumprir esse prazo. Você precisa definir exatamente o começo, meio e fim dessa sua meta.

Ao fazer isso, você vai perceber que não tem como ficar com a sensação de que não está progredindo. Vai na minha que você vai brilhar!