Inglês americano x britânico – Quais as diferenças?

Aposto que você já parou para pensar sobre as diferenças do inglês americano x britânico, não é mesmo? Portanto, leia este post que hoje irei esclarecer as principais diferenças entre ambos.

What’s up, Learners?

Primeiramente devo dizer que você não pode falar os dois tipos de inglês. Você pode ter o conhecimento de ambos, mas deverá escolher apenas um. Ou seja, seguir a pronúncia e vocabulário de apenas um deles.

Imagine comparar o português que falamos no Brasil com o português de Portugal. Fica difícil e no mínimo esquisito pensar em misturar ambos, não é mesmo? Isso também acontece com o inglês americano e britânico. Você pode entender ambos, mas deverá seguir aquele que você se sentir mais confortável. Portanto, confira algumas diferenças e faça a sua escolha.

Vocabulário

Existem algumas diferenças no vocabulário americano x britânico. Por exemplo (a ordem está em inglês britânico e americano respectivamente):

Apartamento – Flat – Apartment
Borracha – Rubber – Eraser
Calças – Trousers  – Pants
CEP – Postcode – Zipcode
Metrô – Underground – Subway

Confira a pronúncia das palavras acima:

Escrita

Outra coisa que devemos prestar atenção é na escrita de algumas palavras. Por exemplo (a ordem está em inglês britânico e americano respectivamente):

Centro – Centre – Center
Teatro – Theatre – Theater
Cor – Colour – Color
Favor – Favour – Favor
Vizinho – Neighbour – Neighbor

Confira a pronúncia das palavras acima:

Sendo assim, podemos dizer que a maioria das palavras terminadas em tre no inglês britânico termina em ter no americano. E palavras terminadas em our no inglês britânico terminam em or no inglês americano.

Pronúncia

A pronúncia também muda quando comparamos um com o outro. Principalmente em palavras com a letra “r”. Os britânicos tendem a não enfatizar muito esta letra ao falarem. Confira algumas palavras com pronúncias diferentes. Primeiramente você ouvirá na forma britânica e posteriormente na americana:

Água – Water
Organização – Organization
Banho – Bath
Direção – Direction
Carro – Car

 

Gramática

A gramática é o item que menos tem diferença entre um e outro. Às vezes podemos ver alguma diferença na escrita de verbos irregulares, por exemplo, mas no geral as regras são praticamente as mesmas.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre o inglês americano x britânico chegou a hora de arregaçar as mangas e começar os seus estudos.

Me diga aqui nos comentários se você sabe de mais alguma diferença entre eles, OK?

Leia também: Adjetivos – O que são?

See you around!

Junior Silveira

Compartilhe este conhecimento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Leia também

 CONTINUE APRENDENDO!

Saiba mais sobre o Método ACT de aprender inglês!