What’s up, Learners? Aqui é o Junior Silveira, seu professor de inglês online e estou aqui para te contar como é que funciona o IPVA nos Estados Unidos.

Como funciona o IPVA nos EUA

Primeiramente, todos nós sabemos que aqui no Brasil temos que pagar um valor bem alto para ainda andarmos em ruas esburacadas, não é verdade?

Lá nos EUA o IPVA é calculado pelo peso do carro, então caminhões e camionetes pagam mais e carros pequenos são bem baratos, aproximadamente 50 dólares.

O licenciamento já está incluso nesses 50 dólares e o seguro obrigatório não existe.

Além disso, o IPVA deles é pago no dia do aniversário do condutor, dessa forma o governo recebe imposto o ano inteiro e não tudo concentrado no início do ano como é aqui.

Dirigindo nos Estados Unidos

Learners, esta conversa sobre IPVA me lembrou de uma história de um pequeno perrengue que eu passei quando morei em Orlando, na Flórida e eu vou contar aqui para vocês. 

Eu estava indo jantar com amigos e no meio do caminho e eu fui parado por um xerife!

Na hora me veio aquelas cenas dos filmes americanos. Imaginei o xerife com a estrela no peito, de chapéu com as rosquinhas no bolso.

AVISO: Se isto acontecer com você, lembre-se que todas as vezes que você for parado por um policial nos Estados Unidos não desça do carro e fique com as mãos no volante, certo?

Ele me perguntou se eu sabia porque eu tinha sido parado por ele e eu disse que não, então ele me disse o motivo: eu esqueci de ligar as lanternas do carro! Olha só que coisa mais boba! Mas tem que dar um desconto, pois eu era acostumado a dirigir os carrinhos mais simples do Brasil, né? Aí quando você aluga um carro desses a gente nem sabe como ligar o rádio!

Resumindo, eu acendi os faróis e ele me liberou. Simples assim. Ufa!

AVISO: Se isto acontecer com você, lembre-se que todas as vezes que você for parado por um policial nos Estados Unidos não desça do carro e fique com as mãos no volante, certo?

Ainda bem que eu sabia falar inglês para me comunicar com o xerife. Eu tenho certeza de que não teria resolvido o problema tão facilmente se eu não soubesse.

Se gostou desta minha aventura ao dirigir um carros nos Estados Unidos leia mais sobre minha experiência quando morei lá aqui.