No post passado, vimos como usar o Past Simple de uma forma bem simples e objetiva. Em inglês, para usarmos o passado, nem sempre é apenas uma estrutura. Hoje vamos ver o Present Perfect.

Present Perfect: o que é?

Antes de mais nada, precisamos entender como essa estrutura funciona na língua inglesa. O que mais nos deixa confuso é que não temos nenhuma estrutura no português que seja diretamente ligada ao Present Perfect. Porém, não se preocupe. O mensageiro da brilhagem está aqui para te ajudar.

Por outro lado, ao entendermos algumas regras e criar nossas próprias frases, essa estrutura passa a se tornar cada vez mais fácil. Então, em vez de se preocupar em entender os pormenores, tente criar suas frases para que você veja na prática como ela funciona.

Pay attention

Em primeiro lugar, precisamos colocar na cabeça que não é porque a estrutura se chama Present Perfect que significa que estamos falando apenas do presente. Apesar do nome, precisamos pensar que esta estrutura faz um link de um evento que começou em algum momento do passado e que ainda tem relação com aquilo que estamos vivendo no presente.

Temos algumas keywords que podem nos ajudar a entender, são elas: Just (acabar de), Always (sempre)/ Already (já), Never (nunca), Yet (ainda para frases negativas e interrogativas), Still (ainda), Ever (alguma vez/ jamais) Since (desde) e For (a… para representar anos).

Por exemplo, se eu quiser dizer que “Eu sempre gostei de sorvete”, observe que o verbo principal gostei está no passado, porém isso não quer dizer que eu parei de gostar, indica que eu ainda gosto, pois temos uma keyword aqui – sempre.

Em segundo lugar, também usamos esta estrutura quando queremos dizer que uma situação se repetia várias vezes, então quando temos alguma keyword que indique isso, como once, twice, … times, several, many.

Por exemplo: Eu viajei para o Rio de Janeiro várias vezes.

Em terceiro lugar, também usamos quando não queremos indicar um tempo específico no passado, apenas focando o que queremos dizer na ação, no resultado. Não tem período específico. Aqui as keywords podem ser before, recently, etc.

Por exemplo: Eu recentemente fiz a minha lição de casa.

Com isso em mente, vamos agora entender como montar essa frase em inglês.

Present Perfect: como usar?

Afirmativo

Vamos usar a seguinte fórmua: I have + verb past participle + complement.

Então, na frase “Eu sempre gostei de sorvete” a tradução fica I have always liked ice cream.

Negativa

Vamos usar I haven’t + verb past participle + complement.

Dessa forma, a frase então fica: “Eu ainda não viajei para o Rio de Janeiro” = I haven’t traveled to Rio de Janeiro yet.

present-perfect-aprenda-como-usar
Interrogativa

Apenas invertemos a ordem, ou seja, colocamos o have antes da pessoa. Então, observe o exemplo: Você alguma vez já foi para outro país? = Have you ever been to another country?

E não se esqueça:

Para I, you, we, they usamos have/ haven’t.

Para she, he e it usamos has/hasn’t.

Agora é sua vez, learner! Quero que você escreva uma frase nos comentários usando essa estrutura.