Várias vezes assistimos em filmes, lemos em livros e até mesmo ouvimos discussões sobre o tal Sonho Americano – American Dream. Mas você sabe o que é isso?

Hoje quero te explicar melhor sobre esse termo e como ele ainda influencia a vida dos americanos.

American Dream – o que é?

Tudo isso começou lá atrás, quando os Estados Unidos ainda eram colônia da Inglaterra. Quando eles declararam sua independência, os fundadores colocaram na Declaração do país a seguinte frase:  “We hold these truths to be self-evident, that all men are created equal, that they are endowed by their Creator with certain unalienable Rights, that among these are Life, Liberty and the pursuit of Happiness.” (na tradução fica: Consideramos estas verdades como auto-evidentes, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes são vida, liberdade e busca da felicidade).

sonho-americano-american-dream

Sendo assim, todos os homens podem ter acesso a tudo. James Adams, um dos fundadores dos Estados Unidos, afirma: “a vida deveria ser melhor e mais rica e mais completa para todos, com oportunidades para todos, baseado em suas habilidades ou conquistas, independente de sua classe social ou circunstâncias do nascimento.”

Por isso, está enraizado na cultura do país que, se você se esforçar, você poderá sair de uma extrema pobreza para a extrema riqueza. Existem muitos filmes, documentários, músicas, séries, etc., que retratam bem o que quero dizer.

Você já ouviu falar do filme The Great Gastby? Também é um livro extremamente famoso e é uma crítica a este padrão de vida.

É por isso que muitos ainda vão aos Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Acredito que não faz parte apenas do imaginário americano, mas sim de todos ao redor do mundo.

E você, já ouviu falar deste termo American Dream? O que você acha disso? Deixe nos comentários a sua opinião.

Além disso, também leia aqui um pouco mais da cultura de outros países.