Você sabe o que é o Common European Framework?
No post de hoje vou explicar um pouco sobre essa nomenclatura para que você saiba exatamente onde quer chegar com seus estudos de inglês.
What’s up, Learners?
O Common European Framework nada mais é do que o quadro comum europeu de referência para línguas, o CEFR. Sendo assim, iremos dividir este quadro em partes para que você possa entender melhor.
A – Básico
Dentro da categoria A, temos o nível A1 que seria aquele aluno básico, iniciante. Esse aluno compreende linguagem básica e consegue se apresentar. Ou seja, se comunica de modo simples desde que o interlocutor coopere e fale lentamente.
Já o aluno A2 é aquele que, além de se apresentar, consegue de forma básica descrever a sua rotina, por exemplo. Ele também consegue, de modo simples, resolver situações imediatas.
B – Independente
O aluno de B1 consegue opinar e produzir um conteúdo simples sobre assuntos de seu interesse. Como por exemplo temas abordados em sua escola ou local de trabalho.
Por sua vez, o aluno de B2 já é capaz de compreender as ideias principais de assuntos mais complexos em textos e também consegue se comunicar com uma certa espontaneidade. Inclusive com falantes nativos. Nesta fase, o aluno consegue se comunicar sobre diversos temas.
C – Proficiente
O aluno de C1 já consegue se expressar de forma fluente sobre diversos assuntos complexos, tanto na fala quanto na leitura e escrita. Tudo isso sem parar muito para pensar ou buscar vocabulário em seu repertório, pois já possui um grau elevado de conhecimento no idioma.
O aluno de C2 é capaz de compreender tudo, sem esforço, do que ouve e lê. Além disso, é capaz de resumir assuntos que absorve em diversos meios para se expressar com as próprias palavras. Tudo isso de maneira fluente e com exatidão. Até mesmo sobre os assuntos mais complexos.
Você já sabe em que nível você se encaixa?
Para saber com exatidão, existem diversos exames de proficiência, tais como: os de Cambridge, IELTS, TOEFL, etc, exames esses com certificados internacionais para que você saiba o seu nível e também para finalidades de viagens e empregos no exterior.
Nos próximos posts vou explicar sobre cada um desses exames para que você possa entender melhor e escolher qual se encaixa mais com seus objetivos.
Leia também: Como ter contato com o inglês nas férias
See you around!
Junior Silveira