Na hora de estudar, a atenção é um fator essencial, ainda mais para quem deseja aprender inglês. Afinal, como eu sempre digo, a fluência depende de uma verdadeira imersão no segundo idioma. Agora, se você não sabe como focar nos estudos, não precisa mais se preocupar. 

Separei algumas dicas do tipo brilhagem total para você ficar 100% atento à sua aprendizagem. Mais do que isso, para absorver os conteúdos de uma forma mais leve e até divertida. Aproveite!

Como focar nos estudos e aprender inglês?

A chave de tudo, Learner, é estabelecer uma rotina voltada para a sua aprendizagem. Mas não pense que é só montar um cronograma de estudos. O hábito também depende de outros cuidados. Veja as quatro dicas de como focar nos estudos: 

1. Tenha ambientes organizados e tranquilos

Vai estudar em casa? Se sim, antes de começar o processo, deixe o seu espaço organizado. Além disso, também é importante que o ambiente seja calmo e silencioso. 

Aliás, sabia que também dá para fazer uma decoração que instigue a sua intelectualidade, energia e até a criatividade? A psicologia das cores ensina isso. Os tons de amarelo incentivam a energia, já as tonalidades de roxo dão aquela força para a criatividade. 

2. Faça resumos, ficheiros e observações

Escrever é uma ótima estratégia de como focar nos estudos. Isso porque, para fazer as anotações, você precisa selecionar palavras-chave e trechos importantes das matérias. 

Falando nisso, também é importante que você tenha uma lista para colocar palavras em inglês que acabou de aprender. Um vocabulário rico depende desse cuidado básico.

3. Estude de forma dinâmica e divertida

Quem disse que, para aprender inglês, todo mundo deve frequentar salas de aula e enfiar a cara nos livros de gramática? Saiba que o processo pode ser completamente diferente. O ideal é saber e explorar materiais e metodologias que te dêem prazer. Isso faz com que a sua atenção não saia da aprendizagem. 

Que tal, por exemplo, estudar a língua inglesa com séries da Netflix ou, ainda, com as músicas daquela sua banda favorita? 

4. Cuide da sua saúde física e mental

Learner, eu sei que, muitas vezes, o dia a dia é corrido. Mas, em todo caso, é fundamental cuidar do seu bem-estar. Ou seja, alimentar-se de forma saudável, praticar exercícios e dormir bem. Tudo isso também faz com que a sua mente fique 100% voltada para os estudos. 

Ah, vale lembrar que os momentos de descanso também são importantes. Faça pequenas pausas entre os estudos. 

All right

Eu espero que você tenha gostado das minhas dicas. Continue navegando aqui pelo blog Junior Silveira e descubra outros passos para acelerar a sua fluência no inglês!

See you around