What’s up, Learners?

Você já perdeu uma oportunidade de trabalho porque não sabia falar inglês? Chegou a hora de virar esse jogo! A boa notícia é que vou te ensinar como fazer um cronograma de estudos perfeito. Selecionei as principais habilidades que você deve praticar diariamente.

Aproveite todas as dicas e vai na minha que você brilha!

Prepare o seu tempo e explore muitos conteúdos

O primeiro passo para aprender como fazer um cronograma de estudos, basicamente, é pensar nos seus dias e horários disponíveis. Uma hora por dia é o ideal.

“Mas, Junior, eu preciso ficar 60 minutos com a cara nos livros?” Não, meu querido Learner!

O aprendizado pode sempre ser dinâmico e divertido. Para isso, aproveite todos os conteúdos possíveis: séries e filmes, vídeos na internet, quadrinhos, aplicativos, jogos on-line e muito mais. Assim, dá para usar o seu próprio celular e aprender em qualquer hora e lugar.

No caminho de casa para o trabalho, você assiste a um episódio do seu seriado favorito? Isso conta no seu tempo total de estudos.

Como fazer um cronograma de estudos para aprender inglês?

Para que você consiga falar inglês fluentemente, eu indico quatro tarefas, que devem ser feitas todos os dias. São elas:

  • pronúncia — ouça palavras em inglês e repita diversas vezes;
  • gramática — é claro que você não precisa se tornar um especialista em língua inglesa, mas, pelo menos, o básico é imprescindível. Por exemplo, você deve saber, que os verbos regulares no passado têm a terminação ed;
  • listening — aqui é a sacada de “aguçar o seu ouvido”. Ouça as palavras e preste atenção no número de sílabas e quais são as mais fortes;
  • vocabulary — se exponha ao idioma, ou seja, conheça o máximo de termos novos diariamente. Procure a tradução, pronúncia e, depois, faça uma frase com cada palavra nova.

Monte o seu cronograma perfeito (perfect schedule)

Agora que você já sabe a sua própria disponibilidade de tempo e matérias necessárias, chegou a hora de criar o seu cronograma. Essa parte é bem simples, basta dividir os dias da semana e horários específicos.

Como Fazer um Cronograma de Estudos de Inglês?

Se preferir, também vale usar uma ferramenta on-line, como, por exemplo, o Trello ou o Evernote. Lembre-se que o tempo de descanso também é importante, hein?!

Com todas essas dicas de como fazer um cronograma de estudos, tenho certeza que você vai começar a falar inglês rapidinho!

Aproveite muito mais dicas aqui no blog Junior Silveira e no meu site!