Aqui é o Junior Silveira, seu professor de inglês online e hoje eu quero compartilhar com vocês como foi a minha experiência de estudar em uma universidade americana!

Primeiramente, tenho que te dizer que eu estudei na UCF, University of Central Florida, eu dividia a sala com alunos de várias partes do mundo e as aulas eram todas em inglês! Estudei matérias Comunicação social, Atendimento a clientes, Marketing e Hospitalidade.

Como é estudar em uma universidade americana?

Era bem desafiador entender os professores já que nem todos eram americanos. Tinha até uma professora do Japão! Eu tinha que prestar atenção na aula ouvindo o sotaque de diversas nacionalidades! Eu tive que fazer vários trabalhos em grupo, apresentações para a sala e provas, tudo em inglês!

Além disso, quando a gente pensa em uma universidade americana, logo vem na cabeça aqueles filmes americanos com as cheerleaders, aqueles caras sofrendo bullying, pessoal dormindo naquelas repúblicas e os filmes de terror! Mas desculpe te decepcionar: não vi nada disso!

O campus da universidade era muito bem estruturado: salas e corredores com carpetes, todos os ambientes com ar condicionado, lousas interativas nas salas, computadores da Apple em tudo que era lugar, no refeitório, todos tinham refeições incluídas no valor da mensalidade e eu sempre comia aqueles brownies e bebia aquelas caixinhas de leite! E a gente comia em um refeitório bem grande estilo clássico que vemos em filmes americanos. Isso era igual! 

Definitivamente, se você tem vontade de um dia estudar fora do país, eu recomendo que tenha pelo menos uma boa base de inglês para que você não fique totalmente perdido na comunicação. Essa base vai permitir que você se adapte à escola com mais facilidade e torne o processo de aprendizado mais natural!

Como ingressar em uma universidade americana?

Segue em breve passo a passo para te ajudar a ingressar em uma universidade americana:

  1. Pense em seus interesses e encontre uma universidade;
  2. Verifique as exigências específicas para o processo seletivo;
  3. Faça o IELTS ou o TOEFL;
  4. Preste a prova SAT;
  5. Providencie cartas de recomendação;
  6. Encontre e organize todos os documentos necessários e traduza-os para o inglês;
  7. Passe no processo seletivo;
  8. Tire o visto de estudante.

Espero que este post tenha te ajudado um pouquinho sobre o tema! Boa sorte se for ingressar neste mundo universitário americano!

See you around!