Como Fazer Perguntas Em Inglês? Parte 2 | Blog Junior Silveira

Como fazer perguntas em inglês? – Part 2

Neste post (clique aqui), nós aprendemos como fazer perguntas no presente, passado e futuro, tudo dependendo da ação, do verbo que usamos. Geralmente, basta colocarmos o auxiliar do/ does no presente, did no passado e will no futuro para fazermos perguntas. Mas e se tivermos o verbo ser/ estar, o tão famoso e temido verbo to be, o que devemos fazer?

Como fazer perguntas em inglês?

É por isso que estou escrevendo este post para você, para tirar de vez essa sua dúvida. É bem simples, vai na minha que você brilha.

Assim como fizemos antes, precisamos saber quem é a pessoa da nossa pergunta, para quem queremos perguntar. Sabendo disso, basta seguir a minha tabela.

Vamos começar com a frase no presente, depois vou te ensinar como fazer a pergunta no passado e também no futuro. Vamos supor que você queira fazer a pergunta: “Ela está estudando?”, você precisa saber quem é a pessoa dessa pergunta, logo ela.

Agora que sabemos disso, você vai seguir essa fórmula mágica:

Para “I” usamos “Am”.

Para “She”, “he” e “it” usamos “Is”.

Para “you”, “we” e “they” usamos “Are”.


Em inglês nós precisamos inverter a ordem, vamos colocar o
está na frente da pessoa, então já temos “Is she…?”. A ação que temos na frase é estudar, que em inglês fica study. Sempre que usarmos o verbo to be e tivermos uma ação, vamos acrescentar ing no final da palavra. Então já temos a nossa pergunta “Is she studying?”. Pronto! Fácil, não é mesmo?

No passado isso já muda um pouco, seguimos este esquema abaixo.

Para “I” usamos “Was”.

Para “She”, “he” e “it” usamos “Was”.

Para “you”, “we” e “they” usamos “Were”.

Vamos pegar a mesma pergunta e colocá-la no passado: Ela estava estudando? Agora, fazemos a mesma coisa de antes, colocando o estava na frente, et voilà, temos “Was she studying?” (não podemos esquecer de colocar o ing aqui também, ok?)

No futuro fica ainda mais fácil, para todas as pessoas vamos usar will be, mas temos que colocar a pessoa no meio dos dois, ou seja, vamos separá-los. Se colocarmos nossa frase no futuro “Ela estará estudando?”, temos que fazer assim: WILL she BE studying?

Done! Já sabemos agora como fazer a pergunta com o verbo to be. Mas atenção! Se não tivermos uma ação, um verbo na pergunta, NÃO COLOQUE O ING! Se falarmos de qualidades, características, não precisa acrescentar nada! Na pergunta “Ela está feliz?” seguindo a nossa tabela e as regrinhas que já passei para você, vamos ter “Is she happy?”, sem acrescentar nada na qualidade desta frase, que é feliz = happy.

Perguntas com WH questions

Assim como fizemos no post passado, quando tiver alguma question words ou wh question, é só colocar no começo da frase, seguindo esta fórmula:

WH question + to be + pessoa + ação + ing + complemento

Tenho certeza que você aprendeu como fazer perguntas em qualquer tempo verbal, para qualquer pessoa, usando qualquer uma das duas formas que te mostrei aqui. Se você vier na minha, você vai brilhar!

Você pode deixar seus comentários aqui, com dúvidas e sugestões para que eu possa te ajudar!

E lembre-se, see you around!

© Junior Silveira Idiomas 2020. Todos os direitos