Muitas pessoas me perguntam como praticar a conversação pois entendem que falar inglês num ambiente formal e informal é essencial para qualquer pessoa que queira dar mais um passo e estar a frente!

Brasileiros que falam inglês

Moramos num país que, de acordo com pesquisa feitas ano passado pela British Council, só 5% da população sabe se comunicar inglês, isto quer dizer, apenas 5% sabe se virar em inglês, para não passar fome.

Porém, isso não é o suficiente hoje em dia. O mercado de trabalho pede que profissionais estejam preparados para toda e qualquer situação, ou seja, precisamos saber nos portar num ambiente formal e informal, não basta apenas sabermos nos “virar”.

E ainda tem mais! Desses 5% que sabem falar inglês, apenas 1% apresenta algum grau de fluência. De 70 países na lista, o Brasil se encontra na 41ª posição no ranking.

O que quero dizer com todas essas informações? Que você será parte desse 1%!!! Basta dar o primeiro passo!

Como dar o primeiro passo?

Por mais simples que pareça, você precisa começar! Muitos são aqueles que falam que perderam uma grande oportunidade de emprego, deixaram de ganhar aquela sonhada promoção, queriam ter conseguido se virar melhor numa viagem, contudo por não saberem falar inglês, acabaram perdendo uma chance de ouro.

Também de acordo com estudos, 72% das pessoas falam que não tem tempo de estudar e 65% dizem que os cursos são muito caros e, por isso, não estudo.

Por outro lado, essas mesmas pessoas não estão dispostas a começar. Neste blog, por exemplo, há inúmeros artigos e vídeos que vão te ajudar a continuar nessa caminhada. Qualquer 5 minutos do seu dia em contato com o idioma é válido! Todos nós temos tempo durante outras atividades para conciliar os nossos estudos.

Você pode tentar, no trânsito, escutar um audiobook. Mesmo que não entenda 100% do que está sendo falado, o seu ouvido já se acostuma com os sons sendo conectados e a melodia que a língua inglesa tem, que é diferente da melodia da nossa língua.

Mas como isso se aplica a nossa conversação?

Há também apps (veja esse post) que você pode praticar! Além disso, quantas séries em inglês você assiste? E filmes? Já imaginou quanta coisa podemos aprender se os usarmos para estudar? Dá uma olhada nesses posts: Configure seus aparelhos eletrônicos em inglês, Quais são as melhores séries para maratonar e treinar seu inglês? e “Afinar” seu ouvido e melhorar o listening com essas 6 dicas

Infelizmente, não são muitos que conseguem ter a oportunidade de morar fora ou de conhecer um nativo da língua inglesa que mora aqui no Brasil para poder praticar. Então, pensam que nunca poderão aprender a falar em inglês porque não têm essa oportunidade.

Mas é aí que quero chegar: VOCÊ NÃO PRECISA DE NENHUMA DESSAS COISAS PARA FALAR EM INGLÊS!

Vamos desmistificar essa história: em primeiro lugar, não posso esperar conhecer um nativo que saiba falar português para que possamos começar a conversar, já que vou precisar de um auxílio na minha língua materna para dar continuidade a conversa.

Nem mesmo é preciso morar em outro país para falar inglês. Você pode aprender inglês sem sair do Brasil

Por isso, quero te apresentar o meu curso A Arte da Conversação. Neste curso, você vai aprender a se comunicar em toda e qualquer ocasião, expandir seu vocabulário, praticar sua pronúncia e estar preparado para quando a oportunidade bater na sua porta! Já se inscreva também no meu grupo no WhatsApp para praticar ainda mais.