Aprender inglês de uma forma divertida e tranquila é uma das melhores formas de se praticar. Ter séries para maratonar num final de semana e ainda praticar é uma das minhas coisas favoritas de fazer.

Muitas pessoas sabem que aprender inglês ao assistir uma série ou filme ajuda muito o nosso ouvido a “afinar”, já que entendemos melhor como os nativos conectam as palavras.

Outra coisa que também praticamos é ver como diálogos funcionam na vida real (ainda que eles tenham um script e ensaiem antes). Na maioria das vezes, é uma oportunidade única de presenciarmos um diálogo entre nativos.

As sitcoms, aquelas séries de comédia com uma duração pequena, são as melhores quando você começa a assistir com o áudio original. Com poucos personagens, bastante diálogos do cotidiano, geralmente os episódios usam estruturas e vocabulário bem fácil.

Quero, então, te dar dicas de séries que você pode maratonar para se divertir e também praticar o seu listening.

5 séries para maratonar

Friends

Um clássico! Aqui vemos um grupo de seis amigos que se reúnem para conversar sobre suas vidas e problemas do dia a dia. Ao mesmo tempo, os seis têm empregos e realidades bem diferentes, daí aproveitamos a oportunidade também de aumentar o nosso vocabulário. Além de tudo isso, temos a chance de ver um dos cartões postais de New York, o Central Park.

How I met your mother

Muitas pessoas falam que Friends e How I met your mother são bem parecidas. Essa série também conta a história de um grupo de amigos que se reúnem para compartilhar suas vidas. Uma grande diferença entre as duas é que aqui temos um pai contando aos seus filhos adolescentes como foi que ele conheceu a mãe deles. Ou seja, a gente pode treinar o passado e presente ao mesmo tempo.

Modern Family

A história segue a família de Jay Pritchett, seus filhos adultos com suas famílias, os netos que crescem a medida que as temporadas passam e sua nova esposa, Glória. O legal dessa série é que podemos ver várias gerações diferentes interagindo entre si. Semelhantemente, temos uma estrangeira – cujo a língua materna é o espanhol – tendo que se virar numa família tipicamente americana, podemos ouvir uma pessoa falando inglês com sotaque espanhol.

One day at a time

Outra sitcom não muito conhecida pelo público, mas que vale muito a pena ver. Uma mãe, seus filhos adolescentes e a avó morando juntos num apartamento. Até aí, tudo bem. Porém, eles não são uma família típica americana, mas sim são uma família cubana vivendo nos Estados Unidos.

A avó, de nacionalidade cubana, fala inglês, mas muitas vezes sua pronúncia não é tão boa, portanto, sua comunicação com os nativos às vezes é prejudicada por conta disso. Sua filha, a mãe e personagem principal, nascida nos EUA, fala inglês e espanhol fluentemente, assim como o seu filho; agora, a neta decide não falar mais espanhol e apenas fala inglês.

Ou seja, você treina seu ouvido para entender pronúncias diferentes e ainda entende um pouco como uma família estrangeira vive em um lugar com costumes bem diferentes dos seus.

Brooklyn 99

Um pouco diferente das já citadas, ela gira em torno de um police department, onde os detetives precisam solucionar casos e interagir entre si. Personalidades bem diferentes, vocabulário também um pouco fora da realidade de muitos – já que eles usam palavras relacionadas ao dia a dia de policiais – e antes de mais nada, temos o incrível Terry Crews, o famoso pai do Cris.

É claro que temos muitas outras sitcoms e séries mais dramáticas que podemos praticar ainda mais o nosso listening. O mais importante é você não desistir! No começo pode parecer difícil, mas quanto mais você praticar, mais fácil fica. Vai na minha que você brilha!

Deixe aqui qual das séries citadas é a sua favorita e também sua sugestão de outras para praticar.

Aqui neste link você pode mais dicas para treinar seu listening.