Muitos Learners me perguntam sobre Phrasal Verbs. Existe uma lenda por aí que diz assim: você só será fluente se souber todos os Phrasal Verbs.
Vou desmistificar tudo isso no post de hoje. Você vai entender o que são Phrasal Verbs e a importância deles para a sua fluência.
Fluência
Primeiramente, vamos falar sobre esse tema polêmico. Você sabe o que é fluência? Sabe definir quando estará fluente?
Eu sempre falo que fluência é relativo. Tudo isso porque depende do nível que você quer chegar. Existe um quadro, chamado Quadro Comum Europeu (CEFR), que divide a fluência em:
- A1 – Beginner
- A2 – Elementary
- B1 – Intermediate
- B2 – Upper Intermediate
- C1 – Advanced
- C2 – Proficiency
Através dessa tabela, você pode entender o seu nível não apenas em inglês, mas em mais de 40 idiomas ao redor do mundo. Cada um desses níveis descreve o que você consegue fazer em relação às quatro habilidades em inglês: speaking, listening, reading & writing.
O que você precisa decidir é qual desses níveis é o melhor para aquilo que você precisa. Conheço pessoas que estão felizes e satisfeitas em chegar no nível de Upper Intermediate e outros que não ficam contentes se não chegarem até o nível de Proficiency.
No dia a dia, saber entender e se fazer entendido é primordial – tudo dentro do contexto que você estiver, é claro. Por isso, você precisa definir qual nível quer chegar e estudar para alcançar este objetivo.
Phrasal Verbs
Os Phrasal Verbs são combinações entre verbo e preposição que, quando combinados, podem alterar o significado. Existem inúmeras preposições e verbos – e ainda mais combinações entre eles – por isso, sempre digo que é impossível aprender TODOS eles.
Primeiramente, aprenda os phrasal verbs dentro de um contexto; porém, lembre-se que eles são usados na conversação e também em contextos informais, ok? Não vai escrever um email super formal cheio de phrasal verbs porque pode passar uma imagem diferente daquela que você deseja.
Podemos dividí-los em duas categorias:
- Literal meaning: mais fácil de serem entendidos, pois descrevem uma ação de forma literal.
Carla opened the door and looked inside. (Carla abriu a porta e olhou para dentro).
- Idiomatic meaning: eles têm sentido figurado e muitas vezes fazem parte da cultura do local.
When I was younger, I couldn’t stay up. (Quando eu era mais novo, não podia ficar acordado até tarde)
Agora que você já sabe o que eles são, vou escrever mais para frente uma lista de phrasal verbs mais usados pelos nativos. Mas quero que você deixe aqui nos comentários aqueles que você já conhece e até mesmo usa no seu dia a dia.
Também leia esse post para aprender ainda mais. Quanto mais você estudar, mais poderá expandir o seu conhecimento.