Will ou Going to? – Como falar sobre o futuro?

Tenho certeza de que você já ficou sem saber como se expressar sobre o futuro, se você deveria usar will ou going to, não é mesmo?

Confira este post para saber exatamente quando utilizar esses verbos. Check it out!

What’s up, Learners?

Primeiramente devo dizer que tanto will quanto going to se referem ao futuro. Mas existe uma diferença entre eles, portanto, eles não são sinônimos e não podem ser usados um no lugar do outro, combinado?

Sendo assim, vamos conferir agora alguns exemplos para você não cometer mais este erro.

Will

Will é o verbo irei e serve para falar de situações como por exemplo: futuro imediato, ou seja, aquele futuro não planejado. Além disso, ele serve para fazer promoessas e também para a tomada de decisões rápidas. Confira algumas frases com essas situações:

I’m hungry. I will make a sandwich. – Eu estou com fome. Farei um sanduíche.

No exemplo acima, a pessoa tomou a decisão rápida de fazer um sanduíche se baseando na situação do momento, ou seja, o fato de estar com fome. Sendo assim, ela pensou e já foi logo executar a ação.

I promise I will never hurt you. – Eu prometo que nunca irei te machucar.

Já neste caso, temos a promessa de alguém.

I will buy the blue T-shirt. – Eu comprarei a camiseta azul.

Por sua vez, neste último caso temos a situação de uma pessoa em uma loja que dentre todas as opções de cores e tamanhos disponíveis, optou por comprar a camiseta azul. Ou seja, ela pensou e já executou a ação.

Going to

Ao contrário de will, going to já se refere à um futuro planejado ou previsões, bem pensado antes de ser executado. Essa expressão têm mais relação com ações mais complexas do dia-a-dia, por exemplo: o planejamento de uma viagem, de um curso ou da compra de um carro ou uma casa. Veja os exemplos:

I’m going to travel in January. – Eu irei viajar em janeiro.

O caso acima se refere à planos para o futuro. Não é algo que a pessoa pensou e já irá executar. É algo que demanda tempo e planejamento, ou seja, mais complexo.

Look at the sky. It’s going to rain. – Olhe para o céu. Vai chover.

Por sua vez, o exemplo acima se refere à uma previsão que alguém fez por ter a noção de que o céu está carregado de nuvens, por exemplo.

Outro exemplo de futuro planejado:

She’s going to study economics. – Ela irá estudar economia.

Portanto, devemos concluir que will se refere à um futuro não planejado, enquanto going to se refere à planos e previsões para o futuro.

Agora é sua vez de praticar!

Deixe aqui nos comentários duas frases, uma com will e outra com going to para eu ver se você realmente aprendeu, combinado?

Leia também: For ou To – Quando usar?

See you around!

Junior Silveira

Compartilhe este conhecimento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Leia também

 CONTINUE APRENDENDO!

Saiba mais sobre o Método ACT de aprender inglês!