O certificado nada mais é do que um pedaço de papel que serve para enfeitar sua parede. Você pode até discordar de mim, mas falando francamente, esta é a minha opinião. Portanto, permita-me explicar meu ponto de vista sobre este aspecto.

Eu, Junior Silveira, quando faço um curso, não o faço buscando por um certificado. Não quero um pedaço de papel que diz que sou capacitado para exercer determinada função ou falar um idioma. Eu faço o curso para me capacitar a realizar determinada função ou para aprender o idioma que estão me ensinando. Sendo assim, não preciso de um pedaço de papel para provar o que eu sei ou não fazer.

Eu não sou contra certificados, mas sou contra a ideia das pessoas acharem que só por ter um pedaço de papel provando que eu sei exercer determinada função é o suficiente para atestar que estou apto para o mercado de trabalho e ser bem sucedido na vida. Porém, as coisas não são bem assim.

Conhecimento é o bem mais valioso que você pode obter através do seu esforço

Portanto, quando você se propor a fazer algum curso, não entre pensando apenas em obter um certificado. Foque em aprender o máximo possível para que você leve este conhecimento para a vida toda. E tenha em mente que o certificado é apenas uma consequência do seu esforço e estudo.

Eu tenho consciência que muitas empresas e instituições de estudo se apegam ao fato da pessoa ter ou não certificados, isso acontece em um primeiro momento da seleção. Mas na hora de fazer uma triagem mais profunda para alguma vaga o que vai realmente importar é como a pessoa irá se desenvolver na hora da entrevista ou na hora em que ela tiver que provar que realmente está capacitada para tal função.

O meu curso de Inglês, possui certificado como qualquer outro curso livre de idioma, mas o que de fato vai contar é se você vai conseguir aplicar aquilo que aprender nas minhas aulas.

Minha sugestão para você é: arranque todos os certificados que você tem na parede e ao invés deles, faça uma decoração bonita nela. O que mais vale é o conhecimento que você adquiriu e isso fica visível quando você o coloca em prática, ou melhor dizendo, compartilha seu conhecimento com as outras pessoas.

Agora quero saber a sua opinião. O que você acha sobre certificados? Me conte aqui nos comentários.

Assista ao vídeo deste post.

Leia também: Você está cumprindo seus objetivos?

See you around!