No post de hoje irei explicar tudo sobre os exames de Cambridge para você que pensa em prestar a prova. Portanto, confira o post até o final.
What’s up, Learners?
Primeiramente devo dizer que os exames de Cambridge são divididos em várias categorias: YLE, KET, PET, FCE, CAE e CPE. Agora se você quer prestar um exame mais voltado para a linha de business existe o BEC e se você é professor de inglês e deseja ampliar os seus conhecimentos, você pode prestar o TKT.
No post de hoje vou me atentar nos exames mais gerais e em uma outra oportunidade falarei sobre o BEC e o TKT, OK?
YLE
O exame Cambridge English – Young Learners é para crianças entre os sete aos doze anos de idade. Ele é dividido em três níveis de acordo com o domínio do estudante: Starters (A1), Movers (A1) e Flyers (A2). Essas siglas fazem parte do Common European Framework que apresentei no meu último post, caso você ainda não tenha lido.
A vantagem do YLE é que a criança já vai se acostumando com o modelo dos exames de Cambridge e quanto mais cedo ela se preparar, melhor. Além disso, os pais podem ter uma visão geral de como está sendo o aprendizado dos filhos.
KET
O KET é destinado ao nível básico (A2) e serve para mostrar que o candidato tem a habilidade de se comunicar em situações do dia-a-dia.
PET
O PET ou Preliminary tem como público alvo os candidatos de nível intermediário. Este exame serve para comprovar a boa desenvoltura do candidato em situações sociais e até mesmo em situações de trabalho o que gera um diferencial no currículo.
FCE
O FCE ou First é o exame certo para o nível intermediário superior (B2), ou seja, aquela pessoa que está indo para um nível pré-avançado em seus estudos. Este exame por se tratar de um nível mais alto no idioma pode ser aceito por empresas e instituições educacionais no mundo inteiro, por exemplo.
CAE
Por sua vez, o CAE ou Advanced serve para aqueles que já alcançaram um nível avançado e querem comprovar este feito para o mercado de trabalho. Inclusive é um certificado aceito em diversas universidades pelo mundo, principalmente no Reino Unido.
CPE
O CPE ou Proficiency serve para aqueles que atingiram o nível máximo do inglês. Portanto, domínio é a palavra chave para quem quer prestar este exame. Sendo assim, o candidato deve ter a desenvoltura próxima de um nativo, O CPE é um passaporte para o emprego ou curso dos sonhos.
Agora me conte aqui nos comentários se você já prestou algum desses exames ou pretende prestar no futuro. Estou curioso para saber sobre seus planos.
Leia também: Você sabe o que é o Common European Framework?
See you around!
Junior Silveira