Se você tem uma rotina cheia de trabalho e estudos, este artigo foi feito especialmente para o seu caso. Sabe por quê? Eu trouxe algumas dicas sobre o scanning, técnica que ajuda a fazer leituras mais rápidas e eficientes.

Com isso, dá para otimizar o seu tempo e aprender muito mais sobre inglês, além de tantos outros conhecimentos essenciais para a carreira profissional. E aí, ficou curioso? Então, dá só uma olhada aqui!

O que é e como funciona o scanning?

Scanning, palavra de origem inglesa, significa digitalização. Para além do sentido literal, o termo refere-se a uma técnica de leitura. Sim, o ato de ler também tem seus segredos. Mas, afinal, como funciona esse “truque”?

Assim como uma máquina de scanner capta um texto em poucos segundos, na leitura scanning, os seus olhos devem “correr” ao longo de todo o conteúdo. Ou seja, você não deve ler sílaba por sílaba, palavra por palavra. A intenção é dar uma passada rápida pelo texto.

O objetivo dessa prática é encontrar dados, palavras e expressões específicas em qualquer tipo de produção textual.

Quais as vantagens do método scanning

A principal vantagem dessa técnica em pauta é a otimização do seu tempo de leitura. Como você já tem um objetivo que é, por exemplo, encontrar termos em inglês dentro de um artigo, dá para ir direto ao ponto e economizar minutos e horas.

No tempo restante, é possível encaixar mais leituras e outras formas de estudo. Além disso, nunca é demais lembrar que a própria atividade de ler estimula a nossa mente, aumenta a capacidade de interpretação e ainda enriquece o vocabulário.

Fala sério, é só brilhagem total, hein?

Em quais situações dá para aplicar o scanning?

Como o método serve para qualquer tipo de texto, você pode praticá-lo em casa, enquanto estuda inglês ou outros assuntos. Fora isso, também dá para otimizar o seu tempo no trabalho.

Ah, vale lembrar que o scanning é diferente do skimming. O segundo tem a intenção de encontrar pontos-chave em textos.

Então, que tal começar a fazer a leitura scanning hoje mesmo? Faça um teste por aí e depois me conte o que achou. All right?

Gostou das minhas dicas? Aproveite mais conteúdos sobre estudos, principalmente de inglês, aqui no blog Junior Silveira!